Flavio Maluf Fornece uma Perspectiva Interessante à Economia e Comprometimento ao Meio Ambiente no Brasil

0
901

Não importa se você acredita ou não, dados científicos indicam que os humanos são culpados por uma cornucópia de mudanças na atmosfera do planeta. Juntas, estas mudanças são conhecidas como aquecimento global. Ninguém realmente sabe quanto tempo a sociedade tem até que os níveis do oceano comecem a subir rapidamente, que espécies importantes nos sistemas ecológicos comecem a morrer e os padrões de clima comecem a se tornar extremos.

Embora nós precisemos de pessoas, ONGs e agências governamentais para ajudarem a planejar o futuro na terra após a mudança climática chegar ao seu pico, também precisaremos que negócios realmente queiram melhorar o meio ambiente.

Um destes negócios é a Eucatex, sediada no Brasil.

A Eucatex, também conhecida como Grupo Eucatex, é uma das maiores fabricantes que utiliza celulose como principal ingrediente no Brasil. Fundada em 1951, a Eucatex cresceu e se tornou uma empresa que primariamente produz tintas, placas, painéis de construção, pisos e revestimentos de madeira, tanto comerciais e para consumidores. A empresa também mantém muitas das florestas de onde extrai a celulose e polpa.

A empresa atualmente é liderada por Flávio Maluf, a terceira pessoa a assumir o papel de presidente na empresa. O primeiro líder da Eucatex foi o tio do Flávio, que depois foi sucedido pelo pai do Flávio. Na Eucatex, Flávio Maluf se esforçou substancialmente para reduzir a quantidade de lixo produzido pelos processos de fabricação.

Flávio Maluf ganhou o título não-oficial de executivo mais inovador quando se trata do impacto ambiental da sua empresa e seu encorajamento para outros fazerem o mesmo. A Eucatex, graças à fiscalização e liderança do Sr. Maluf, também ganhou uma boa fama.

Sem mais delongas, vamos conhecer Flávio Maluf, a Eucatex, seu empreendedorismo, como eles conseguem ser sustentáveis, como eles desperdiçam menos comida e como ajudam as comunidades carentes brasileiras.

O Início

Nascido e criado em São Paulo, Brasil, a família teve a sorte de ser uma das mais nobres de todas as pessoas que Flávio Maluf já conheceu.

Após terminar o Ensino médio com seus colegas, Flávio estudou na Fundação Armando Álvares Penteado, uma das melhores instituições de educação superior no Brasil, para estudar engenharia mecânica.

Após obter um bacharelado em engenharia mecânica, Flávio teve a sorte de fazer seu pai concordar em pagar sua matrícula na Universidade de Nova York se ele fosse aceito em um programa de mestrado na instituição. Felizmente, Flávio já tinha aprendido inglês o suficiente, o que lhe deu duas das três coisas que ele precisava para temporariamente se mudar para o estado de Nova York e estudar seu mestrado.

Algumas semanas após se candidatar, o jovem e futuro empreendedor foi aceito pela Universidade de Nova York para estudar o Mestrado em Administração de Negócios. A esta altura, ele se divertiu por algumas semanas e então deixou São Paulo, Brasil, em direção à Cidade de Nova York.

O mestrado em administração de negócios da Universidade de Nova York foi desafiador, mas Flávio Maluf completou o programa em dois anos, terminando ao mesmo tempo ou mais cedo que todos os seus colegas. Após aproveitar o mestrado na universidade americana, algo que poucos brasileiros podem fazer, já que é tão longe, e o país possui algumas das melhores instituições de ensino superior do mundo, Flávio Maluf volta a São Paulo, Brasil, seu local de nascimento, assim que ele terminou seu programa de MBA na Cidade de Nova York.

Está Na Hora de Flávio Maluf Começar a Trabalhar

Embora sua família tenha fundado a Eucatex, Flávio não escolheu o caminho fácil e se contentou com um emprego de gerente no negócio de manufatura. Em vez disso, ele decidiu pensar diferente e trabalhar para outros negócios para se qualificar o suficiente antes de servir ao negócio da sua família com toda a sua alma e coração.

A primeira empresa na qual Flávio Maluf trabalhou foi a Citicorp, uma empresa de serviços financeiros que passou por uma fusão com o Travelers Group, um conglomerado multinacional. Após alguns anos como um gerente na Citicorp, Flávio sentiu que estava pronto para seguir para o próximo desafio.

O próximo local de trabalho na lista do Flávio foi o Grupo GrandFood, um conglomerado que também é conhecido como a empresa que criou as rações Golden e Premier Pet para cachorros.

Novamente, após alguns anos no Grupo GrandFood, Flávio decidiu que estava na hora de focar no que realmente importava. E isto era servir o nome da família Maluf como presidente da Eucatex.

Está Na Hora de Embarcar Com o Grupo Eucatex

A maioria das pessoas ao redor do mundo perceberam que pessoas que possuem conexões com outras pessoas que trabalham para empresas, ONGs ou agências governamentais são exponencialmente mais prováveis de conseguir uma ajuda destas conexões para obter um melhor emprego do que pessoas sem conexões.

Flávio Maluf estava bastante ciente deste fato após voltar da Universidade de Nova York e pedir demissão do Grupo Grand Food e Citicorp. Apesar de que algumas pessoas queiram subir na hierarquia corporativa o mais rápido possível, mesmo que isto signifique dar uns “jeitinhos” e quebrar as regras, Flávio sempre foi contra esta mentalidade.

Por este motivo, ele trabalhou tanto que conseguiu obter o cargo de presidente do Grupo GrandFood, a fabricante de rações para animais de estimação mencionada acima, cargo que ainda é ocupado pelo empreendedor.

Flavio Finalmente Consegue um Cargo Permanente e Oficial na Eucatex

Em 1987, Flávio foi contratado para trabalhar na fábrica da Eucatex.

Flávio tomou a decisão de se distanciar do cargo de presidente de uma empresa de manufatura. Ele fez isto para entender melhor como a Eucatex opera, de baixo para cima.

Após algumas promoções devido ao seu trabalho árduo, Flávio Maluf eventualmente se tornou um membro salariado do time administrativo da Eucatex, um título que Flávio ainda se orgulha de ter conquistado da maneira mais difícil.

Flávio teve sucesso ao conquistar seu objetivo de se tornar um dos membros mais eficazes no time administrativo da Eucatex. Esta conquista só levou alguns anos e foi algo do qual ele se orgulhava tanto, que ele mostrava para todos nas reuniões familiares.

Em 1997, 10 anos após ter sido contratado pela Eucatex, Flávio ganhou o título de Presidente da Eucatex, sucedendo o seu pai, o segundo Presidente da Eucatex, como uma das únicas três pessoas nos 40 anos da empresa a ocupar o cargo. Coincidentemente, todos os três eram parentes próximos.

Embora os dois primeiros presidentes da Eucatex tenham feito um ótimo trabalho, Flávio Maluf foi o primeiro no trio a oficialmente levar o valor da Eucatex à casa dos vários milhões de dólares. Ainda mais, Flávio conseguiu fazer tudo isto enquanto ainda servia ao Grupo GrandFood como o membro mais importante do time executivo – o Presidente.

O Que É a Eucatex? Quando e Onde Surgiu?

A Eucatex foi criada pelo tio e pai do Flávio Maluf em 1961. Estes dois empreendedores tiveram a ideia para a Eucatex diretamente do seu tataravô, acredite ou não.

O seu tataravô, Salim, era conhecido na família como o único operador de uma das maiores serralherias da América Latina nos anos 40. Uma das árvores mais abundante na área deles era a árvore do eucalipto.

Após brincar com os nomes da árvore de eucalipto e as categorias gerais dos produtos que a empresa fabricava, eles juntaram euca e tex, esta última vindo da palavra têxtil, para formar a Eucatex.

Foi Assim que a Eucatex Se Destacou De Todos os Outros Desde o Início

Nos últimos 20 anos, mais ou menos, a sociedade começou a se preocupar mais com o que os humanos faziam com o meio ambiente. Antes desta preocupação se tornar latente, se tornando um problema real na mente da maioria das pessoas, os negócios conseguiam cortar custos ao ignorar as coisas ruins que seus processos operativos faziam ao meio ambiente.

No entanto, o mesmo não pode ser dito sobre a empresa da família Maluf, Eucatex. Desde o começo, desde que a empresa foi criada no início dos anos 60, o trisavô do Flávio sabia que ele precisava ser ecologicamente correto.

Na época, a Eucatex conseguiu ser justa com o meio ambiente ao não cortar florestas ou depender demais em um tipo de árvore para criar a polpa utilizada nos processos de manufatura da empresa. A família Maluf, no entanto, confia na árvore do Eucalipto desde sua fundação em 1961 e a árvore não entrou em risco de extinção em nenhuma das áreas onde a Eucatex as planta e colhe.

Ajude Sua Concorrência, Ajude a Si Mesmo

Flávio entendeu há muito tempo, graças à sua ótima educação em administração de negócio na Universidade de Nova York, as várias reestruturações administrativas e organizacionais que podem ajudar os negócios a terem sucesso.

Apenas alguns anos atrás, Flávio liderou o time de administradores do Grupo Eucatex em uma decisão de intercambiar bens com um concorrente, a Duratex.

Basicamente, se a Eucatex trocasse alguns bens com a Duratex, a empresa teria uma melhor performance. O mesmo pode ser dito da Duratex. Flávio sabia que ele prefere enfrentar a maior concorrência que a Duratex poderia trazer do que reter o pouco espaço de mercado que a Eucatex tinha antes desta troca.

A Duratex possuía uma vasta fazenda perto das operações manufatureiras da Eucatex por muitos anos. A Duratex cultivou todos os materiais que precisava para fabricar seus produtos nesta fazenda em vez de comprar estes materiais de outros produtores. Isto ajudou a Duratex a economizar dinheiro. A Eucatex queria parte da fazenda porque isto ajudaria a aliviar problemas da cadeia de fornecimento que a empresa do Flávio enfrenta às vezes.

A Duratex trocou parte de sua fazenda na cidade de Capão Bonito por uma fábrica que a Eucatex tinha em Botucatu, duas cidades que estão a apenas alguns minutos de distância.

Em troca deste intercâmbio entre as duas empresas, a Eucatex pôde adquirir direitos de propriedade sobre a Duratex. Embora as empresas ainda conduzam suas operações de forma completamente separada, os lucros da Duratex vão diretamente aos bolsos da Eucatex.

De acordo com os registros do Flávio, ambos os bens valiam mais ou menos $60 milhões.

Embora os saldos tenham o mesmo valor após a troca, tanto a Duratex quanto a Eucatex começaram a ter uma melhor performance que seus concorrentes. Esta foi uma das várias demonstrações da mente especialista de Flávio, provavelmente a única força motriz por trás da recente explosão da Eucatex.

Alguns dos extratos financeiros mais recentes do Grupo Eucatex indicam que a empresa trouxe uma renda total de R$318 milhões, conseguindo produzir R$18.6 milhões de lucros, após impostos, com o excesso de vendas. No momento da publicação destes extratos financeiros, a Eucatex orgulhosamente afirmou que tinha mais de 2400 funcionários.

Flávio Ajuda a Realizar o Sonho de Outros Futuros Donos de Negócios

O Sr. Flávio Maluf é conhecido no mercado comercial do Brasil, mas não só no setor de manufatura – a maioria dos grandes empreendedores e donos de negócios do Brasil sabem muito bem quem Flávio Maluf é.

Flávio regularmente ajuda futuros empresários a tirarem seus sonhos, planos e ideias do papel e colocá-los em ação. Embora a maioria dos pequenos negócios não terem sucesso, Flávio melhora a possibilidade de que as ideias dos seus parceiros de negócio tenham sucesso no mercado. Aqueles que não têm a sorte de buscar o conselho do Flávio estatisticamente não têm uma performance tão boa quanto aqueles que recebem sua ajuda.

Há Muito Desperdício de Comida no Brasil – Flávio Quer Fazer Algo Sobre Isto

Flávio lembra ter lido um estudo realizado por pesquisadores profissionais na União Europeia que descobriu que três quartos de toda a comida desperdiçada no Brasil fazem parte dos seguintes itens:

  • Carne
  • Frango
  • Feijão
  • Arroz

Além disso, o mesmo estudo descobriu que as pessoas do Brasil que foram testadas teriam comida suficiente para três dias inteiros com suas sobras. Embora estes itens sejam baratos, Flávio odeia ver as pessoas desperdiçando comida, principalmente aquelas de renda mais baixa.

O Brasil – ou ao menos certas partes do Brasil – está cheio de pobreza. Cada dólar que pessoas pobres gastam na comida que eles cozinham e desperdiçam é dinheiro que poderia ter sido utilizado com outra coisa.

Flávio também ficou chateado em descobrir – no mesmo estudo da União Europeia – que a maioria das casas brasileiras não são receptivas a sobras. Uma vez ele se referiu a esta ideologia como uma “cultura de abundância”, algo que as pessoas pobres em quase qualquer lugar do planeta sofreriam para manter.

Junto com a União Europeia, Flávio pesquisou estas pessoas e descobriu o motivo principal pelo qual tanta comida é desperdiçada, e isto é porque as pessoas geralmente fazem compras uma vez por mês. Durante esta sessão de compras, os consumidores gastam muito dinheiro, mas não compram comida suficiente para durar o mês inteiro.

Eles acabam querendo apenas uma ou duas coisas que eles não têm, geralmente, e então fazem mais compras. E quando vão fazer compras – você sabe bem como é – eles acabam comprando muito mais do que deveriam.

Apesar de não haver uma solução clara para o problema, Flávio Maluf quer trabalhar em uma rede de comunicação que ajuda as pessoas a se comunicarem com as outras que estão passando fome para que famílias mais afortunadas possam compartilhar seus recursos. Se esta ideia se tornar realidade e se popularizar, Flávio e outros oficiais do governo brasileiro poderiam utilizá-la para compartilhar outras informações importantes que todos deveriam saber.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here